28 de março de 2009
1
De acordo com o site do Guarujá Convention & Visitours Bureau, o estudo oficial encomendado pelo Governador de São Paulo, José Serra, para a construção do túnel submarino que ligará Santos e Guarujá será apresentado à população ainda na primeira quinzena de abril, em audiência pública a ser realizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Túnel.
imagem meramente ilustrativa
O anúncio da construção do túnel foi feito pelo governador durante o aniversário da cidade de Santos, no último dia 26 de janeiro. Na ocasião, Serra confirmou o início das obras até o final de 2009 e também reconheceu que as balsas são "um meio precário" de travessia, mas garantiu que não serão desativadas após a conclusão da obra, e continuarão funcionando como um meio de transporte complementar.
Todo esse empenho liderado por José Serra está apoiado numa visão estratégica que sustenta a interligação, que por hora se apresenta fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Baixada Santista. Esse estudo deve garantir que depois que o túnel estiver pronto, o tempo de travessia cairá de 20 para 1 minuto. Por ano, mais de 8 milhões veículos utilizam a balsa na interligação entre as duas cidades.
São cerca de 15 mil bicicletas que diariamente passam pelo sistema. Por isso, o projeto em elaboração deverá contar também com ciclovias. Por enquanto só nos resta acompanharmo essa construção histórica!